Diminuição de custos nas empresas: 12 estratégicas para aplicar
Você sabe o que é diminuição de custos na empresa? São estratégias aplicadas aos custos e despesas de uma empresa. Confira tudo sobre o assunto aqui!
Somos uma plataforma de incentivos de longo prazo. Estamos chegando para descomplicar o jeito de investir no futuro: tanto para empresas quanto para seus colaboradores.
Diminuição de custos nas empresas: 12 dicas para colocar em prática
Você sabe o que é diminuição de custos na empresa? É um conjunto de estratégias aplicadas aos custos e despesas em favor da saúde financeira de uma empresa.
Por vezes, é necessário rever ou estipular estratégias de redução de custos nas empresas, para que não ocorra danos financeiros.
Se as estratégias de diminuição de custos forem implementadas da forma correta e eficiente, sua empresa continuará sobrevivendo e caminhará rumo ao sucesso.
No início, pode não ser fácil reduzir os custos e a capacidade de investimento, além de explicar ao seu time a importância dos cortes, mas no final valerá a pena.
Neste artigo, você encontrará dicas especiais para uma diminuição de custos saudáveis e entenderá a importância de reduzi-los. Continue a leitura e confira!
O que é redução de custos nas empresas?
A redução de custos são algumas ações que ajudam a diminuir despesas ou desperdícios de empresa sem prejudicar a capacidade operacional.
Ao contrário do que parece, ela tem como objetivo aumentar a eficiência e lucratividade da empresa do que apenas cortar gastos desnecessários.
Mas é sempre importante garantir que a redução de custos não comprometa a qualidade dos serviços prestados ou produtos da empresa. É totalmente possível aproveitar as vantagens que essa ação pode oferecer.
Quais são os principais custos e despesas de uma empresa?
Os custos podem ser divididos em duas categorias: despesas fixas e variáveis. Podem ser diferenciados pela regularidade de pagamento.
As despesas fixas são aquelas classificadas como constantes, que independem do volume de produção da empresa. Elas não variam com o nível de atividade do negócio. São elas:
folha de pagamento dos colaboradores;
contas de energia elétrica, água, internet e outras;
aluguel;
seguros;
taxas e impostos da empresa.
Por outro lado, as despesas variáveis são aquelas relacionadas à quantidade de produtos fabricados ou serviços prestados que não são recorrentes. São alguns exemplos:
mão de obra terceirizada;
reembolso de despesas corporativas;
comissões;
fretes e impostos por venda;
compra de matéria-prima específica para algum produto.
Separar os custos de cada uma dessas despesas, te ajudará na organização financeira da empresa e a visualizar com mais precisão onde fazer a redução de custos de forma eficiente.
Qual é a diferença entre custos e gastos?
Embora sejam conceitos bem parecidos, existem algumas diferenças entre custos e gastos que é fundamental você entender antes de fazer a diminuição de custos na empresa.
Os gastos são classificados como todo o desembolso que uma empresa realiza a fim de obter um produto ou serviço. Os gastos podem envolver os pagamentos salariais, por exemplo.
Sendo assim, os gastos devem ser ponderados e cortados a fim da empresa encontrar a tranquilidade financeira. Nesse sentido, todos os gastos que não forem necessários podem sair do orçamento do financeiro.
Já os custos são considerados as aquisições não recorrentes, que são indispensáveis. Se essa aquisição pudesse ter sido dispensada, seria classificada como gasto.
Um bom exemplo seria a compra de computadores novos para a empresa, que são ferramentas essenciais para o trabalho. No entanto, é possível comprar um computador que custa R$3.000,00, que será útil e benéfico para a agilidade no trabalho dos colaboradores.
Mas você poderia comprar um computador que custa R$5.000,00 também. Mas note que, no primeiro caso, a compra do computador é um custo e no segundo, ela se torna um gasto que pode ser cortado.
Qual é a importância da redução de custos para as empresas?
A redução de custos é fundamental para que as empresas analisem o seu cenário financeiro atual e coloquem em prática algumas estratégias para diminuir os gastos e sobreviver a qualquer crise, por exemplo.
Mas se o cenário não for de uma crise, é importante sempre reduzir custos a fim de otimizar e melhorar os lucros da empresa, além de manter o fluxo de caixa o mais saudável possível.
Como a análise de despesas pode ajudar na diminuição de custos?
A análise de despesas pode ajudar a identificar onde estão os gastos em excesso e os desperdícios e permite que você faça ajustes no planejamento financeiro da empresa.
Sendo assim, analisar despesas é essencial também, uma vez que os gastos em excesso podem levar à falência do negócio.
Além disso, essa análise permite ter mais consciência sobre o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa, ajudando a tomar decisões mais inteligentes.
O que fazer para reduzir custos na empresa?
Identificar as oportunidades de redução de custos é muito importante, já que são elas que irão nortear os esforços e os cortes de custos.
Mais saiba que os custos operacionais devem ser sempre prioridade e serem mantidos para preservar a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa, como também a satisfação dos seus clientes.
Porém, você pode analisar outras frentes que podem ser custos desnecessários e serem reduzidos para a otimização dos gastos da empresa.
Para implementar algumas estratégias com o objetivo de obter resultados a curto e longo prazo na sua empresa, preparamos algumas dicas essenciais para redução de custos nas empresas. Veja a seguir!
Analise os processos da empresa;
Divida as despesas fixas e as despesas variáveis;
Entenda quais despesas são estratégicas e precisam ser mantidas;
Maximize a eficiência das despesas estratégicas;
Elabore um planejamento financeiro de redução dos custos;
Estabeleça um orçamento para cada área da empresa;
Converse com a equipe e comunique as estratégias de redução de custos;
Diminua a rotatividade da equipe;
Renegocie dívidas com o banco ou com fornecedores;
Ao longo deste artigo, podemos ver que a diminuição de custos na empresa é essencial para a sobrevivência e até para evitar crises financeiras. Toda empresa precisa fazer uma análise de gastos e de custos para se manter saudável.
Além disso, reduzir custos sem prejudicar a empresa e os colaboradores é possível, e inclusive, a medida pode aumentar a produtividade geral e obter o máximo da sua equipe.
Nunca esqueça de usar os recursos que você tem disponível de forma inteligente e assertiva na hora de desenvolver um plano de redução de custos.
Se você gostou do conteúdo, acesse o blog da Stay e veja mais conteúdos e dicas valiosas para a sua empresa!