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Você sabia que empresas que implementam remuneração variável notam um aumento de 18% no engajamento dos funcionários? Mas o que é remuneração variável? Descubra neste conteúdo!
Isso destaca um contraste significativo em relação às empresas que oferecem apenas salário fixo. Utilizar essa estratégia pode ser extremamente eficaz para motivar, engajar e aumentar a produtividade da equipe.
Neste artigo, vamos explorar os diferentes modelos de remuneração variável, seus benefícios para o seu negócio e como aplicá-los de maneira eficiente.
Acompanhe e descubra como transformar a motivação dos seus colaboradores!
A remuneração variável vai além do salário fixo, oferecendo recompensas adicionais que refletem o desempenho individual ou da equipe.
Para que esse sistema funcione bem, é essencial definir metas claras, manter a comunicação transparente e oferecer feedback regular.
Imagine uma empresa de vendas que estabelece metas trimestrais e recompensa os funcionários que as superam com bônus atraentes.
Outra abordagem pode ser oferecer stock options, alinhando os interesses dos colaboradores aos objetivos de longo prazo da empresa.
Essas práticas aumentam a motivação e a produtividade, transformando a cultura organizacional e criando um ambiente que valoriza alto desempenho e reconhecimento.
A remuneração fixa é o salário-base que o funcionário recebe regularmente junto a outras compensações, como vale-transporte, vale-refeição, adicional noturno, etc.
Enquanto a remuneração variável é um complemento, um extra para aqueles que superam expectativas e atingem metas específicas.
Ou seja, a remuneração que chamamos de variável é diferente do que é a remuneração tradicional e possui objetivos e motivações distintas.
Essa última é uma bonificação adicional para motivar, engajar e complementar a renda, mas não substituí-la.
Ela faz parte de uma gestão mais moderna e coloca em xeque antigas convenções entre patrões e empregados. Anteriormente, por exemplo, não existia legislação e direitos trabalhistas e o empregado era tratado como uma mera mercadoria.
Com o tempo, as leis e direitos trabalhistas se tornaram uma realidade e, hoje, é interesse das empresas manter funcionários motivados e otimistas em relação ao trabalho.
Não é mais sobre direito e obrigação, mas sim sobre conquista e sobre trabalhar juntos pelo crescimento da empresa.
E cá entre nós, se a sua empresa deseja reter talentos, reduzir gastos com turnover e trazer melhorias que vão impactar gestão e operação, considerar a remuneração variável pode valer muito a pena.
A remuneração variável pode assumir diversas formas, cada uma com seus próprios benefícios e características.
Entre as opções mais comuns estão bônus, comissões, participação nos lucros e stock options. Tanto empregadores quanto empregados precisam compreender essas modalidades.
Escolher o tipo certo de remuneração variável pode impactar significativamente a motivação, a produtividade e a satisfação no trabalho.
Por isso, é essencial investir tempo para entender o que é remuneração variável e implementar a melhor opção para o seu negócio.
Abaixo, veja alguns exemplos de remuneração variável que você pode implementar na sua empresa!
Bônus e comissões são mecânicas de pagamento extras. Elas premiam o alcance de metas em vendas, produtividade e outros indicadores.
As comissões são comumente utilizadas no setor de vendas, para incentivar os colaboradores a se empenhar nas vendas, ajudando a melhorar o desempenho da empresa e atingir as metas da organização.
Esse método motiva os funcionários a superar objetivos, alcançando excelentes resultados.
A participação nos lucros é, na verdade, um Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR) , que permite que os empregados compartilhem os ganhos da empresa.
Normalmente, isso é calculado com base em metas financeiras, como o lucro líquido ou a receita bruta.
Para a implementação da PPLR existem algumas regras, como por exemplo, a remuneração variável, que não pode ser inferior a 5% do lucro líquido da empresa, a criação de um programa anual de metas, dentre outros requisitos.
Por exemplo, no final do ano fiscal, uma porcentagem dos lucros da empresa pode ser distribuída entre os funcionários. Isso pode ser feito de acordo com o desempenho de cada um ou com o tempo de serviço.
Essa prática é ótima para fortalecer o vínculo entre os colaboradores e o sucesso da organização. Além disso, incentiva todos a trabalharem juntos para alcançar os objetivos financeiros da empresa.
Dão aos funcionários opções para comprar ações da empresa. Assim, eles se tornam acionistas e ganham diretamente com o crescimento da organização. Essa política fomenta o sentimento de posse e alinha os interesses dos funcionários com os da empresa.
Cada modelo desse tipo de remuneração tem suas particularidades. Conhecendo as vantagens e desafios de cada um, você pode escolher o que melhor se adapta aos objetivos da sua empresa.
Apesar de não ser obrigatória, a remuneração variável deve seguir o que diz a lei.
Segundo o inciso XI do artigo 7 da Constituição Federal é um direito do trabalhador a “participação nos lucros, ou resultados, desvinculada da remuneração, e, excepcionalmente, participação na gestão da empresa, conforme definido em lei”.
O Programa de Participação nos Lucros e Resultados é regido por uma lei própria, a Lei nº 10.101, com base no cumprimento de metas definidas pela empresa.
Para entender melhor o que é remuneração variável, confira as principais vantagens de adotar esse método.
A chance de ganhar prêmios extras motiva os empregados. Isso pode acontecer por meio de conquistas pessoais ou coletivas, impulsionando seu interesse e compromisso.
Essa situação gera um sentimento de valor e incentiva a se esforçarem mais. Mas e como medir isso?
A motivação dos funcionários pode ser medida e gerenciada através de pesquisas de satisfação, avaliações de desempenho e indicadores de produtividade.
Utilizando ferramentas como feedback contínuo, reconhecimento regular e programas de incentivo, é possível monitorar os níveis de motivação e ajustar as estratégias conforme necessário.
Profissionais de alto desempenho buscam lugares onde seu esforço e conquistas sejam reconhecidos e recompensados.
Oferecer bônus, comissões e outras formas de remuneração variável pode destacar sua empresa no mercado de trabalho competitivo, ajudando a atrair os melhores candidatos.
Além disso, esse tipo de remuneração pode aumentar a retenção de talentos, mantendo os funcionários satisfeitos e comprometidos a longo prazo.
Em vez de comprometer uma grande parte do orçamento com salários fixos elevados, as empresas podem ajustar as recompensas com base no desempenho e nos resultados financeiros.
Isso permite uma melhor gestão dos recursos financeiros, especialmente em tempos de incerteza econômica.
Com a remuneração flexível, as empresas podem motivar e recompensar seus funcionários de maneira eficaz sem comprometer a estabilidade financeira.
As desvantagens da remuneração variável só acontecem quando o programa não é bem implementado.
Se você deseja entender por completo o que é remuneração variável, saiba que o principal erro é quando as metas são focadas apenas em números ou elas são tão altas que se tornam inalcançáveis.
Se as metas são irrealistas, os funcionários podem se sentir desmotivados, pois sabem que por mais que se esforcem não conseguirão atingi-las.
Já quando a gestão foca apenas em números e deixa a qualidade de lado, a sustentabilidade do programa de remuneração perde o valor.
Por isso é tão importante aliar os números a índices de qualidade, a uma comunicação clara por parte de gestão, indicadores realistas e a um planejamento sólido.
Além de saber o que é remuneração variável, veja também suas principais vantagens!
Para motivar os funcionários, de fato, você precisa alinhar o tipo de remuneração oferecida à cultura organizacional da empresa.
Será que realmente faz sentido oferecer stock option aos meus colaboradores ou eles ficariam mais satisfeitos e motivados com uma PPLR?
Outro ponto a se pensar é: “porque eu quero oferecer essa remuneração?” Ou seja, ela precisa estar alinhada aos objetivos da empresa que, dentre outros exemplos, podem ser:
Não basta implementar esse tipo de remuneração se não tiver como medir quando ela deve ser oferecida e o que realmente foi feito para buscá-la.
Então, defina critérios de avaliação e indicadores de desempenho, os KPIs, para mensurar o desempenho dos colaboradores.
O CSAT (Customer Satisfaction Score), por exemplo, é um KPI de satisfação do cliente. Uma equipe de atendimento ao cliente ou de vendas pode ter uma parte de sua remuneração variável vinculada ao atingimento de uma meta de CSAT .
Analise as metas e KPIs que fazem sentido para a sua empresa e lembre-se, as metas precisam ser tangíveis e com parâmetros claros para cumprir com o seu objetivo.
Mas também não adianta definir metas muito fáceis, que não geram desafios aos colaboradores, até porque a intenção é motivar e tirá-los da zona de conforto.
Aqui a transparência por parte da gestão é essencial para fazer o programa de remuneração dar certo.
Então, explique de maneira detalhada, comunique e documente o programa para que os colaboradores entendam que essa é uma via de mão dupla e vai trazer benefícios para a empresa e para a equipe.
Não adianta criar um programa de remuneração, fazer um alarde sobre o assunto e apenas esperar que os funcionários cumpram as metas previstas para daqui um ano.
É preciso fazer um acompanhamento periódico até para os funcionários saberem quais pontos precisam de melhorias para atingir o objetivo final.
Elaborar relatórios e mostrar o que já foi conquistado também é parte da motivação que eles precisam para saber que estão no caminho certo ou para saberem que precisam mudar um pouco as estratégias para atingir mais resultados.
Ao vincular as bonificações à conquista de metas, há um estímulo natural para que todos deem o seu melhor.
Isso contribui para criar uma atmosfera onde a excelência é sempre buscada. Dessa forma, a cultura de alcançar o melhor possível é constantemente incentivada.
Para entender melhor o que é remuneração variável e como aplicá-la, veja como ela influencia na cultura organizacional.
Para que o sistema de remuneração seja visto como justo, as avaliações de desempenho devem ser imparciais e fundamentadas em dados concretos. E a comunicação é a chave para evitar qualquer sentimento de injustiça.
Para isso, um processo de avaliação justo e transparente é essencial para que os funcionários confiem no sistema de recompensas.
Os líderes precisam manter um diálogo aberto e constante com seus funcionários, explicando claramente como o sistema de remuneração variável funciona, quais são os critérios usados para avaliar e como as decisões sobre as recompensas são tomadas.
Além disso, é crucial fornecer feedback regular sobre o desempenho, apontando onde melhorar e celebrando as conquistas. Uma comunicação transparente constrói confiança e garante que todos entendam e estejam alinhados com o processo.
Usar métricas objetivas e considerar avaliações de várias fontes — como feedback de colegas, autoavaliações e avaliações de supervisores — ajuda a reduzir preconceitos e subjetividades.
É fundamental que todos os funcionários recebam as mesmas oportunidades para atingir as metas e receber as recompensas.
O sistema de remuneração variável precisa ser justo e acessível a todos, não importa o cargo ou departamento. Isso significa que garantir acesso igualitário a recursos, treinamentos e suporte é essencial para promover a equidade.
Quando os colaboradores notam que todos têm as mesmas chances de sucesso, a sensação de justiça no ambiente de trabalho aumenta significativamente.
Estabelecer metas alcançáveis evita promessas vazias ou irrealistas. A comunicação franca e a avaliação constante mantêm a equipe focada e motivada. Isso faz com que todos estejam na mesma página.
Entender e encarar os desafios desse tipo de remuneração, como a percepção de injustiça e as expectativas não gerenciadas, permite adotar ações proativas. Tais ações são vitais para o sucesso da implementação da remuneração variável.
A área de remuneração variável está sempre se atualizando. Vira e mexe aparecem novas tendências do que é a remuneração variável e métodos inovadores.
E todos eles têm um objetivo claro: motivar e engajar de forma ainda mais eficaz a equipe.
A gamificação envolve a utilização de elementos de jogos, como pontuações, rankings, badges (emblemas) e desafios no ambiente de trabalho.
Esses elementos criam uma experiência lúdica que incentiva os funcionários a se empenharem mais em suas tarefas e metas.
A competitividade saudável e o desejo de alcançar novas conquistas tornam o trabalho mais dinâmico e interessante.
O reconhecimento instantâneo é outra prática poderosa que complementa a gamificação.
Fornecer feedback imediato e recompensas rápidas permite que os funcionários saibam, em tempo real, que seus esforços e realizações estão sendo notados e valorizados.
Isso pode ser feito através de plataformas digitais, onde os funcionários recebem notificações de reconhecimento, ou até mesmo em reuniões de equipe, onde os elogios são dados na hora.
O feedback instantâneo mantém os colaboradores motivados e engajados, pois eles não precisam esperar por longos períodos para saber como estão se saindo.
Para implementar com sucesso planos de remuneração personalizados, as empresas devem começar com uma avaliação detalhada das preferências e necessidades de seus funcionários. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas e feedback contínuo.
Com base nessas informações, as organizações podem desenvolver pacotes de recompensas flexíveis, que podem incluir desde benefícios tradicionais, como saúde e bem-estar, até opções mais modernas, como horários flexíveis, programas de aprendizado contínuo e incentivos baseados em desempenho.
Maximizar os ganhos da remuneração variável requer integração estratégica com as políticas de Recursos Humanos.
Assim, ao sincronizar esse tipo de remuneração com as metas de RH, somos capazes de elevar tanto a atração e retenção de talentos quanto o desenvolvimento de líderes excepcionais.
Uma proposta de remuneração atrativa pode ser crucial na atração e retenção de talentos qualificados, que almejam oportunidades de progresso e reconhecimento.
Dessa forma, ao oferecer bônus vinculados ao desempenho, a companhia se destaca para os profissionais mais qualificados, que se sentem instigados e valorizados, optando por se unir e se manter na equipe.
Vinculando a remuneração variável ao êxito e às capacidades, a empresa estimula a formação de líderes eficientes e de alta performance.
Tal estratégia motiva os colaboradores a buscarem excelência contínua, alcançando as habilidades-chave para liderar e contribuir de modo mais profundo com os feitos da empresa.
Esse modelo integrado possibilita que a remuneração se case com os alvos estratégicos de RH, gerando impactos positivos na cultura da empresa e em seu êxito a longo prazo.
A Stay pode ser a sua parceira de investimentos por meio do engajamento dos seus talentos.
Isso porque além da remuneração variável existem outras maneiras de conquistar seus colaboradores, proporcionando a eles ótimos benefícios e, ainda assim, com redução de custos para a sua empresa.
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Com a Stay, a implementação desse benefício alinhe o propósito da empresa com o do seu colaborador e é 100% digital e sem dor de cabeça.
Do lado da empresa, é possível reduzir custos com os benefícios fiscais oferecidos pela previdência privada e ainda garantir mais satisfação e retenção de talentos.
Já os colaboradores têm a proposta de um futuro mais tranquilo e segurança no longo prazo, benefícios muito valorizados para construir um futuro mais confortável.
Confira agora os benefícios da Stay para a sua empresa!
Agora que você sabe o que é a remuneração variável, sabe que ela é uma chave importante para motivar e comprometer a equipe, contribuindo significativamente para o aumento do desempenho.
Com um plano eficaz, é possível estabelecer uma cultura organizacional focada em resultados superiores, além de atrair e reter talentos de alto nível.
Para obter bons resultados, é vital fixar metas claras, comunicar o funcionamento do plano de forma transparente e fornecer feedback frequente aos empregados.
Essas práticas garantem que todos estejam alinhados e motivados, contribuindo para uma cultura organizacional focada em resultados superiores e no reconhecimento do desempenho.
Ao superar os desafios usuais e adotar as tendências do mercado, esse tipo de remuneração pode se tornar uma vantagem competitiva essencial para sua empresa.
Incentivar essa abordagem de recompensa estratégica pode ser transformador para os negócios, elevando o desempenho, estimulando inovações e promovendo o crescimento sustentável a longo prazo.
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